Logo
Esquerda

Rogério Reis

Biografia

Felipe Fittipaldi

Biografia

Chico Fernandes

Biografia
Direita

Parabéns aos selecionados: Aparecida Silva, RJ | Benedito Ferreira, GO | Bernardo Conde, RJ | Claudia Mauad, RJ | Daniel Hafez, SP | Gabriela Matoso, BA | Heberth Sobral, RJ | Isabella Leite, MG | João Facchinetti, AL | Maria Vaz, MG | Silvio Moréia, RJ | Tarsila Maquiavel, PA

Contribua com a cultura nacional. Participe da campanha de financiamento e receba fotografias dos homenageados desta edição.

kickante

Apoie clicando aqui

Logo

O SALÃO

O CASAFOTOARTE - SALÃO NACIONAL DE ARTE FOTOGRÁFICA nasce da necessidade de estimular a produção fotográfica e discutir o papel da fotografia expandida no cenário da arte contemporânea. O concurso cultural voltado para fotógrafos, artistas e interessados em fotografia é uma promoção da A CASA FOTO | ARTE e da GALERIA STUDIO RICO. A convocatória possui caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio, premiação financeira ou vínculo aquisitivo de qualquer bem, direito ou serviço. Os selecionados serão convidados a participar de uma exposição coletiva a ser realizada no salão térreo do Espaço Cultural dos Correios de Niterói, entre os dias 31/07/2021 e 11/09/2021.

A CONVOCATÓRIA

Quem pode participar?

Podem se inscrever artistas brasileiros e estrangeiros legalmente residentes no Brasil, com idade igual ou superior a 18 anos completos na data da inscrição, que utilizam a fotografia como base de suas produções.

Quando?

As inscrições serão abertas às 08:00 horas do dia 15/03/2021 e se encerrarão às 11:59 do dia 30/04/2021. Horário de Brasília. Serão aceitos apenas trabalhos organizados em série. O autor enviará de 03 a 05 fotografias, em cores ou monocromáticas, com foco em um mesmo tema de sua escolha, organizado de forma coesa e ordenada.

CURADOR(A)

Greice Rosa

Artista visual, sócia fundadora de A Casa Foto Arte, ateliê de estudos em fotografia e artes visuais. Mestre em Educação Ambiental e Ciência da Arte (UFF), Bióloga e Especialista em Meio Ambiente. Ocupou o cargo de diretora artística e pedagógica do Ateliê da Imagem, escola de fotografia localizada na Urca (Rio de Janeiro), de 2012 a 2015. Foi sócia da Galeria "Eu Vira", juntamente com os sócios Rogério Reis, Bruno Veiga e Marco Antônio Portela.

CURADOR(A)

Marco Antonio Portela

Marco Antonio Portela - Artista visual, Mestre em Arte pela UFF, curador independente, professor. Vem atuando como artista com trabalhos em coleções como Joaquim Paiva, Luiz Gama, Maria Iovino, Carlos Barroso, Centro Cultural da Caixa Econômica, Centro Cultural de Bellas Artes de Lima, entre outras. Idealizador do projeto MAP (Museu de Arte Postal) e MAPi (Museu de Arte Postal Internacional) já com quatro edições nacionais, totalizando 16 artistas, e duas internacionais (Argentina e Bolívia) com oito artistas; e das publicações Orelhas Contemporâneas com 5 livros editados. Dirigiu a Galeria de Arte Meninos de Luz na comunidade do Pavão / Pavãozinho, RJ por três anos, foi sócio do Espaço Eu Vira, RJ e do Ateliê Oriente, RJ. Atualmente é sócio do espaço A Casa Foto Arte, RJ.

Produção & Idealização

Studio Rico

Studio Rico – Galeria de arte contemporânea cujo foco em fotografia estimula a jovem produção desta linguagem. Fundada em 2017, a galeria tem produzido mostras e exposições em eventos para além dos espaços físicos da galeria, contribuindo assim para o desenvolvimento cultural e fomento da arte brasileira.

Studio Rico

A Casa - Dois grandes amigos, Greice Rosa e Marco Antonio Portela, artistas visuais e professores, resolveram se juntar para criar um lugar de ensino, debates e encontros no campo da fotografia e da arte contemporânea. A Casa, espaço de arte e afeto é um ambiente com toda energia e cumplicidade de um ateliê com cafezinho fresco, pão feito na hora, bolo, vinhos, cervejas. Em tempos de pandemia as relações/aulas se tornaram virtuais. Mas engana-se quem acha que as reuniões on-line perderam essa energia. Continuamos acreditando na troca de experiências, respeito às diferenças como aprendizado de como saber viver em sociedade. É verdade... não temos mais o pão fresquinho. Isso realmente não conseguimos contornar, mas arte, fotografia, encontros e amizade continuam vivos no projeto mesmo em tempos tão difíceis.

Subir